quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dodge Pro Mod

Dodge Pro Mod

Texto: Filipe Sturion
Fotos: Camila Savelli / Filipe Sturion
O empresário paranaense Luiz Greca é um grande entusiasta dos motores V8. Possui em sua garagem alguns exemplares, inclusive um Dodge Dart 1971 vermelho, em estado impecável. Em meio a uma de suas viagens a procura de peças para seus carros, encontrou outro Dart 71, e decidiu unir suas 2 paixões, carros antigos e drag race. O Dart de pista de Luiz foi construído com base no carro de rua do piloto.
A velha carcaça foi levada até a De Pauli Race Cars, onde recebeu primeiramente reparos na funilaria. Foi então dado inicio a construção de um chassi tubular do tipo dual frame rail, com bandejas tubulares na dianteira e suspensão four-link na traseira. Os amortecedores são da Americana QA1, e possuem regulagem de carga. O diferencial é um Ford de 8.8 polegadas, com pontas de eixo e spool confeccionados pela De Pauli. Os pneus traseiros, montados em belas rodas Centerline Revolution, são da Hoosier, na medida 32x14-15.
Para acelerar pela categoria Pro Mod, o bólido passou por um grande regime. Frente, portas e tampa traseira foram substituídas por peças em fibra de vidro, e os fechamentos internos foram confeccionados em alumínio, com reforços em chapa de aço apenas nos lugares em que o corpo do piloto fica exposto. A pintura e as aerografias também ficaram a cargo da De Pauli Race Cars.
O motor é um raríssimo Dodge Small Block R3. Com a adoção de pistões forjados JE de maior diâmetro e novo virabrequim, o motor possui agora 392 polegadas de deslocamento. As bielas, também forjadas, são da marca Carrillo. Os cabeçotes Mopar receberam tuchos e balanceiros Jesel, válvulas de admissão de 2.055” e 1.75” no escape. O comando de válvulas, feito sob encomenda, é da Competition Cams. O V8 receberá ar pressurizado por 2 turbos Precision Billet, montados em coletores de escape em inox confeccionados pela De Pauli Race Cars. A alimentação ficará por conta de 16 bicos injetores Bosch de 160 lbs/h e bomba mecânica de combustível Aeromotive. Injeção e Ignição serão comandados pela Fueltech FT300, e para isso, será utilizado o sistema de roda fônica. O câmbio será um TH400 Hudges. Toda a mecânica ficará por conta da Jasper Garage, sob o comando do preparador Andrey Jasper, de Curitiba (PR). Nas imagens podemos ver o scoop da injeção mecânica que seria utilizado antes da adoção dos turbos.
O carro de Luis foi construído em tempo recorde, e já está com estrutura pronta há mais de 1 ano. Entre funilaria, pintura e chassi, foram gastos apenas 2 meses! Entretanto, a jornada do piloto para colocar o carro na pista não está sendo nada fácil, já que mesmo nos Estados Unidos, as peças para este tipo de mecânica são difíceis de se encontrar. Depois de um trabalho de garimpo na terra do Tio Sam, e fabricação de muitas peças sob encomenda, o Dodge está quase pronto, e deverá rasgar as pistas no inicio de 2011.

A equipe do DragsterBrasil.com deseja boa sorte a Luiz e sua equipe, e parabeniza ao piloto por encarar um projeto diferente!